Alunos de escolas estaduais do PARANA terão aulas de Empreendedorismo

Alunos de escolas estaduais do PARANA terão aulas de Empreendedorismo

A partir de 2020, escolas estaduais do Paraná começarão a implantar a disciplina de empreendedorismo para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), a nova matéria contempla competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular do Paraná, que estabelecem o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da educação básica.

Lançada em 2017, a BNCC estabelece 10 competências que devem ser contempladas no ensino básico por escolas públicas e privadas: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.

O Referencial Curricular do Paraná é um documento estadual construído em 2018 a partir das premissas do BNCC e que estabelece o que o estudante tem de aprender em cada disciplina, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.

“Quando se fala em empreendedorismo não é só ser dono de um negócio: é ser empreendedor na vida”, diz Raph Gomes, diretor de Educação da Seed. “Ter uma postura empreendedora é aprender a ser protagonista, não só um sujeito passivo”, explica.

A adequação do currículo às diretrizes prevê ainda aulas de programação e robótica e a inclusão de conteúdos de educação financeira, em uma parceria com o Banco Central (BC). “São competências fundamentais para o mundo contemporâneo”, diz Mary Lane Hutner, chefe do Departamento de Educação Básica da Seed. “As mudanças no mundo exigem que a escola repense e crie formas de contemplar essas habilidades.”

O planejamento da disciplina passa por fases de análise de experiências nacionais e internacionais. Currículos de Portugual e Austrália, por exemplo, foram estudados por técnicos da secretaria, que adaptam o conteúdo ao contexto local. “Um aspecto muito próprio do estado do Paraná é a questão do cooperativismo, que será uma habilidade a ser desenvolvida dentro da disciplina”, ressalta Gomes.”

fonte: Gazeta do Povo